Conheça os tipos de tecidos

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Quem trabalha com a confecção de roupas sabe que escolher o tecido mais adequado é muito importante para criar as melhores peças. Diferentes tipos de malhas têm diferentes vantagens e desvantagens, sendo umas mais adequadas para certas situações do que outras. E para escolher aquele que melhor atende à demanda, é importante conhecer os diferentes tipos de tecidos.

tipos de tecidos

Você já deve ter ouvido falar dos diferentes materiais utilizados pela indústria têxtil, como a lã, o algodão, o poliéster, o elastano, entre outros. Cada um possui características distintas, tornando-os mais adequados para certos tipos de roupa. Porém, todos se encaixam em duas categorias maiores: tecidos naturais e tecidos sintéticos.

Tecidos naturais

Os tipos de tecidos conhecidos como “naturais” são, como o nome indica, aqueles criados a partir de materiais encontrados na natureza. É o caso da lã, da seda e do algodão, por exemplo. Suas principais vantagens são o seu conforto e sua durabilidade. Quase sempre os tecidos naturais possuem melhor caimento e são mais confortáveis ao toque, o que os torna a preferência na maioria das compras.

Por outro lado, devido à sua maior qualidade, eles também tendem a ser mais caros. Isso reduz um pouco sua utilização em peças de menor duração. Também costumam ser mais fáceis de amassar, fazendo com que seja necessário passar a roupa regularmente. Também tendem a perder as cores na máquina se não forem lavadas com cuidado.

Tecidos sintéticos

Do outro lado, estão os tipos de tecidos chamados de “sintéticos”. São aqueles criados com produtos artificiais, como o poliéster e o elastano. Suas vantagens estão principalmente associadas ao seu custo. Um tecido sintético leva menos tempo para ser produzido do que um natural, pois não precisa ser cultivado ou alimentado. Além disso, alguns destes tecidos são especialmente resistentes à água e não perdem sua cor. Também são mais flexíveis e alguns não amassam quando ficam guardados.

Por outro lado, também são tipos de tecidos mais frágeis, que tendem a se desgastar rápido e queimar se não forem passados na temperatura correta. Sua impermeabilidade também impede que o corpo elimine calor e suor, o que os torna muito abafados em um dia quente. E, de forma geral, são malhas mais ásperas, pouco confortáveis ao toque.

Tem mais alguma dúvida ou deseja se informar melhor sobre os tipos de tecidos? Então deixe um comentário com sua pergunta logo abaixo e descubra tudo que precisa saber sobre o assunto.


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×