Malha: tecido leve e elegante

0

A moda sempre muda e com ela chegam as novidades, reinvenções, e tendências que tomam conta da cabeça das mulheres e também de muitos homens. Um dos fatores preponderantes na moda é o conforto. Além do estilo, se sentir bem em uma roupa é sinal de que estamos de acordo com a nossa personalidade. Um dos tecidos mais bem cotados do cenário têxtil é a malha. Roupas feitas em malharia podem estar presentes tanto no dia-a-dia, como em eventos mais elegantes. Ela é o coringa que cai bem em diversas ocasiões.

O artigo feito em malha possui elasticidade, um dos fatores mais importantes na hora do consumidor selecionar o que vai vestir. E aqui voltamos novamente a questão do conforto. A peça garante aderência ao corpo e sempre cai bem. As principais peças que são feitas nesse tecido são meias, roupas íntimas, pijamas, calções, artigos esportivos, moda praia, ou seja, peças que estão presentes no cotidiano e, com isso, precisam ser feitas para oferecer qualidade e segurança para quem as veste.

A malha ainda não se limita ao universo das roupas. O material vem abrindo cada vez mais espaço entre outros setores como o de decoração, desde a mais sofisticada, até a mais comum. A malha ainda está presente no setor de cama, mesa e banho.

tecidos-malha-industria-moda

Tipos de malharia

Existem vários tipos no mercado têxtil. A malharia circular é uma delas. Ela é produzida em teares circulares e pode ser dividida entre pequeno e grande diâmetro. Já a retilínea é principalmente em golas, punhos ou peças já prontas. Também existe a de urdume, onde os fios passam por agulhas que estão presas nas barras que fazem o entrelaçamento com os fios próximos. Com todas as formas de produção deste tecido, o produto final originado pode ser a meia ou a dupla. Os principais tipos são as viscolycra, Jersey, space, dye e molinê.

Os tecidos são formados por laçadas de um ou mais fios, o que causa um efeito de esticamento. Enquanto o tecido plano é formado por trama e urdume, ela é formada por fileiras e carreiras resultadas do tear manual ou mecânico. As máquinas são divididas em duas que por sua vez produzem mais dois tipos de tecidos cada uma.

Malharia por trama é caracterizada pela laçada de um único fio horizontalmente, que fica mais esticado e adere ao corpo e retorna à posição inicial ao ser esticada, resultando em um tecido circular ou retilíneo.

Na malha circular geralmente são confeccionadas camisetas, polos, blusas, calças, moletons, casacos, entre outras peças. É produzida em teares tubulares e após o tecido ficar pronto acontecem recortes e montagens para finalização da peça

A retilínea pode ser aquele tecido de acabamento para punhos e golas, ou os tricôs. Nestes, ela pode ser tricotada no sentido do comprimento, depois as peças são cortadas e costuradas, ou tricotadas no formato do molde, e em seguida costuradas. Ainda existe a possibilidade da peça ser tricotada em três dimensões, com pouca ou sem costura.

Gostou das nossas dicas? Então, fique ligado em nossos conteúdos! Sempre temos as novidades e tendências do mercado. Aqui, você sempre saberá como escolher um bom tecido para criar e inovar . Até a próxima!


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook