Saiba os nomes dos tecidos mais usados

0

Quem trabalha com confecção de roupas, artigos para casa e objetos de decoração com detalhes em tecido já deve ter tido dores de cabeça na hora de comprar tecido. São tantos tipos e tantos nomes de tecido diferentes que a chance de se trocar o nome ou dar alguma confusão é quase certa.

Por isso, citaremos a seguir alguns dos nomes de tecidos mais conhecidos e dos mais usados, além de suas características e alguns fatos interessantes.

tecidos-uniformes-roupa-profissional

BRIM

Feito normalmente de algodão, linho ou fibra sintética, é um tecido resistente muito utilizado na elaboração de roupas como calças e casacos pesados, além de ser apto para artesanato em geral, por exemplo, em bolsas e fuxicos.

TRICOLINE

Utilizado mais comumente no preparo de camisas, principalmente em uniformes (por amassar muito pouco e ser fácil de cuidar). Sua composição é de algodão com elastano. Com ótimo caimento, possui ótima absorvição do suor (oferecendo maior conforto térmico para quem usa) e possibilitar conforto aos movimentos devido ao elastano.

FLANELA

Antigamente feito de lã cardada, hoje em dia é feito tanto de algodão quanto de lã e fibra sintética. É um tecido que possui espessuras variadas, tez macia e é utilizado tanto em vestuário em geral quanto em objetos para o lar (como toalhas e lençóis de cama, por exemplo).

VELUDO

Podendo ser dos tipos liso, alemão ou cotelê, na verdade não é um único tecido: qualquer um que tenha pelos curtos e aparência aveludada pode ser considerado um veludo. Usualmente um tecido mais pesado e mais quente, é usado frequentemente na elaboração de diversas peças de vestuário pelo seu aspecto luxuoso. Este tecido não cai muito bem com calor – ferros de passar deixam uma marca que não pode ser reparada.

TAFETÁ

Um tecido muito antigo, recebe este nome devido à palavra persa “Taftah” e é caracterizado pelo “ligamento tela” ou, simplesmente, tafetá. Sua composição pode ser de apenas seda, poliéster ou um misto dos dois, com ou sem elastano. Antigamente era um item muito luxuoso, usado apenas por mulheres de alta classe. Porém, hoje em dia é um tecido popular e acessível.

MUSSELINE

Originário de Bangladesh e com nome referente à cidade de Mossul, este é um tecido característico pela leveza, delicadeza e transparência. Pode ser composto por acetato, algodão, seda, viscose, poliéster e muito mais.

Quer saber mais sobre nomes de tecidos e muito mais informações sobre o mundo têxtil? Tem alguma dúvida ou sugestão? Mande aqui nos comentários!


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook