Tecido de poliéster: por que usar?

0

Os tecidos encontrados no mercado atualmente podem ser classificados em grupos. Um desses grupos é o dos tecidos de fibras naturais, dentre os quais podem ser destacados o algodão, a seda, o linho e a lã. Outro grupo é composto por fibras sintéticas, no qual pode ser evidenciados o tecido de poliéster, de nylon, de elastano, entre inúmeros tipos. Além desses, existe o grupo dos tecidos mistos, cuja composição é a mescla das fibras sintéticas com as naturais, gerando um novo produto.

O poliéster é um polímero que possui em sua estrutura um grupo funcional de ésteres e uma das suas principais contribuições é a produção de garrafas PET. No entanto, a indústria têxtil também é responsável pela utilização desse composto na fabricação das fibras sintéticas que geram o tecido de poliéster. Com a intenção do aprimoramento do produto final, as fábricas investem também na combinação entre os fios naturais e os sintéticos, aproveitando as vantagens oferecidas por ambos os compostos e promovendo um material diferenciado, com maior durabilidade, entre outras vantagens.     

Características e vantagens do tecido poliéster

tecido-de-poliester-textura-durabilidade

Uma peça de tecido de poliéster 100% possui várias características peculiares que a tornam única. São atributos relacionados ao aspecto, à durabilidade e à praticidade desse tecido. Um exemplo disso é que ele não necessita ser passado com ferro, ou seja, ele não amassa e nem cria rugosidades durante a lavagem ou o uso. Essa propriedade o deixou conhecido como o tecido lave-e-use e ganhou bastante aceitação, caindo no gosto, principalmente, do público que viaja muito e cujas roupas ficam dobradas em malas por muito tempo sem ficarem amassadas. Veja outros atributos que o colocam em vantagem frente às outras malhas e tecidos:

  • Força e elasticidade: O poliéster é um tecido forte e com alto índice de elasticidade e resiliência. Sendo assim, nos casos em que ele é submetido às forças contrárias em pontos opostos, tem uma tendência em esticar em grande escala, porém assim que é solto, ele volta ao seu estado normal, sem comprometer a sua estrutura, diferente das fibras naturais;
  • Melhor custo benefício e leveza: Essas são duas características que são levadas em conta na hora da compra. Uma peça com tecido de poliéster é bastante leve no corpo e também possui um custo acessível;
  • Facilidade de lavagem e secagem rápida: A facilidade na hora de lavar é dada pela sua leveza e textura dos fios. Outro fator importante é a sua resistência às substâncias químicas, tais como tintas.

Principais utilizações

O tecido de poliéster é comumente utilizado em roupas de uniformes escolares e também na prática de esportes, como camisas, coletes e bermudas usados no futebol, por exemplo, assim como de fardamentos de empresas, visto que esse material tem uma boa aceitação de pinturas por processos de serigrafia. Dessa maneira, as suas utilizações são as mais variadas possíveis e dependem apenas da necessidade e do gosto do consumidor.  

Portanto, para saber mais sobre as vantagens e os benefícios desse material, bem como aprofundar sobre as suas utilizações, é só continuar acompanhando todos os nossos conteúdos e terá acesso às novidades do mercado têxtil. Você pode entrar em contato tirando as suas dúvidas e dando sugestões, e aproveite para receber dicas e recomendações.


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook