Tecidos de veludo cotelê: ideais para o frio

0

Os tecidos de veludo cotelê, geralmente, são mais procurados nos períodos em que se aproxima o inverno. Isso acontece porque a textura desse material é aveludada e transmite aquela sensação de que o frio chegou, além de ser confortável ele realmente protege o corpo contra as baixas temperaturas dessa estação. No entanto, o seu uso não é restrito apenas às estações mais frias, podendo ser utilizado em qualquer época do ano e com várias combinações.

Além disso, os tecidos de veludo cotelê podem ser encontrados em várias cores. Esse fator é importante para quem gosta de estar sempre seguindo os tons, os modelos e o design da moda. Este tecido é, comumente, utilizado em jaquetas, casacos, calças e saias. A sua aparência é aveludada e possui uma textura em relevo com linhas paralelas, também conhecidas como estrias. Logo se percebe que este é um material prático e fácil de manusear. Porém, apesar de ser um tecido bastante forte e resistente, é preciso ter alguns cuidados na hora da lavagem e secagem, assim como na hora de passar o ferro e até com o modo de guardar.  Assim, as peças produzidas com veludo cotelê devem ter alguns cuidados mínimos especiais para manter a sua aparência vistosa.

tecidos-de-veludo-cotele-riscos-linhas-paralelas   

Cuidados com os tecidos de veludo cotelê

Como foi escrito, os tecidos de veludo cotelê necessitam de cuidados especiais que vão desde o uso até o armazenamento, de modo que venha preservar a peça e aumentar a sua durabilidade. Dessa maneira, para manter a sua vestimenta em boas condições de uso para os próximos eventos é importante considerar os seguintes critérios:

  • Lavagem: Esse tipo de veludo não possui restrições quanto ao uso da máquina de lavar, no entanto o sabão a ser utilizado deve ser neutro. Outro fator importante é que se deve estar atento à programação da máquina para que não fique tempo demais e acabe danificando as propriedades do tecido. Caso a lavagem for à mão, basta utilizar o mesmo sabão neutro;
  • Secagem: A exposição do tecido ao sol pode causar a perda da cor e do brilho, além de efeitos como o encolhimento, por exemplo. Por isso é imprescindível a secagem à sombra;
  • O uso do ferro de passar: É importante que o ferro não entre em contato diretamente com o tecido. Sendo assim, recomenda-se o uso de outro tecido por cima, e o ferro elétrico ajustado a uma temperatura de, aproximadamente, 180°C.
  • Armazenagem: Guardar a peça em um local limpo, seco e distante de fungos e mofos.

Por que usar os tecidos de veludo cotelê?

Usar os tecidos de veludo cotelê é uma questão de estilo e bem estar. É um material que traz o aconchego pela sua textura, a proteção contra o frio, mas sem esquentar excessivamente, além de possibilitar inúmeras combinações e colaborar para a fabricação de diversas peças como casacos, coletes, entre infinitas alternativas.

Portanto, continue acompanhando os nossos conteúdos e saiba mais sobre esse tecido e todas as novidades e atualizações do mercado têxtil. Se quiser tirar dúvidas, receber sugestões e dicas, basta entrar em contato e deixar uma mensagem, aproveitando a oportunidade para ampliar os seus conhecimentos e as suas experiências com tecidos.


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook