Como deixar os tecidos mais bonitos?

0

Detergentes alcalinos – (sabão em pó ou líquido) são indicados para roupas de cama, mesa e banho. Quando utilizados em excesso ou com pH próximo de 14, no entanto, também provocam desbote acentuado e desgaste prematuro das fibras do tecido, diminuindo a vida útil da peça.

Sabão em pedra – É alcalino, e pode ocasionar enfraquecimento do tecido, principalmente se esfregado com muita força.

Removedores de manchas – Normalmente são mais concentrados e podem provocar manchas e descoramentos, caso não sejam utilizados corretamente.

Alvejantes à base de peróxido – Indicados para peças coloridas, são ótimos para reforçar a ação do sabão. Utilizados na quantidade certa, dificilmente provocam manchas ou desbotes nos tecidos. Sua aplicação é indicada após a pré-lavagem com água fria, e a eficiência é melhorada quando utilizado em água quente (60º C).

Amaciantes – Devem ser utilizados em todos os tecidos, por terem múltiplas funções: desembaraçar e realinhar as fibras do tecido, deixando-o mais macio e com tato sedoso; remover mais rapidamente a água de dentro da fibra; facilitar o passamento e criar uma película protetora nas fibras, dificultando a entrada de sujidades.

Máquina de lavar – equipamento é um grande aliado e facilita a vida de qualquer dona de casa, porém também requer cuidados para determinados tipos de tecidos:

Cetim, seda e veludo não devem ser colocados em máquinas domésticas, ou sofrerão danos irreversíveis, com a quebra das fibras. Além disso, adquirem características de amassamento que tornam impossível passá-los.

Peças de linha e tricô de lã ou acrílico podem ir à máquina, desde que colocadas em sacos de proteção ou fronhas alinhavadas, e lavadas somente com detergente neutro, no programa “delicados”.

Para peças sintéticas (poliéster), procure utilizar programas mais suaves ou mesmo “delicados”, para não causar quebras nas fibras.

Roupas de cama, mesa, banho e jeans podem receber programas com maior ação mecânica, algumas máquinas já vêm com programas específicos para cada tipo de tecido.



Comentários no Facebook