O uniforme é obrigatório?

0

O uniforme hoje em dia é considerado parte do trabalho. Ou seja, o uniforme faz parte da impressão que se pretende passar sobre o profissionalismo de um determinado negócio. Além de resultar em uma identidade visual, o uniforme confere à empresa mais confiança e padronização.

A obrigatoriedade do uniforme é dita pela empresa. É ela que tem autonomia para definir isso como uma regra do ambiente de trabalho. O ideal é que se estabeleça uma política sobre o uso do uniforme, que oriente o funcionário sobre o porquê do uso, onde adquirir e como cuidar das peças.

Se o uniforme for rejeitado pelos seus funcionários, você pode abrir um canal de discussão para entender quais questões não estão agradando Muitas vezes, os tecidos para uniforme podem gerar desconforto se não estiverem adequados a proposta.  Pode ser por causa do modelo ou do tecido. Então, perceba que tipos de roupas deixam todos mais à vontade e elabore um modelo de uniforme que seja confortável para todos, ou pelo menos para maioria.

Também é importante deixar bem claro quais são as peças que compõem o uniforme, como ele deve ser arrumado (detalhes e golas) e se há obrigatoriedade de um sapato específico. Caso a empresa opte por padronizar os sapatos, é ela quem deve oferecer os calçados para os funcionários, sem custo algum.

Junto das orientações, também é importante orientar os funcionários a não personalizarem ou modificarem os uniformes. Calças não devem ser ajustadas, blusas acinturadas ou mangas cortadas. Se a ideia é criar um padrão, essas alterações só atrapalham e distoam. Não deixe de consultar quem entende sobre o assunto! Acesse nosso site e saiba mais!


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook