Um pouco sobre o algodão

É uma fibra natural, longa e resistente, o que garante qualidade e durabilidade ao tecido. Suas características permitem que a pele respire, o que é fundamental em dias quentes, pois o algodão absorve a umidade e seca facilmente, evitando que o suor fique no corpo.

Devido a sua resistência e durabilidade, a fibra de algodão tem uma versatilidade muito alta originando tecidos de boa qualidade tanto para os dias quentes como para os dias frios, sendo o pima e o egípcio as fibras de maior qualidade.

O cetim, o tricoline acetinado, o crepe e a cambraia, por exemplo, são tecidos que tem o algodão como base, são leves e ideais para dias quentes. Já a gabardine é um tecido mais adequado para os dias frios. Também pode ser encontrado misturado com a microfibra, que dá a ele propriedades impermeáveis.

Com tanta produção de algodão, os agricultores utilizam fertilizantes e pesticidas contaminando o solo e lençóis freáticos, afetando a saúde de comunidades e do solo, além de serem absorvidas pelas fibras e entrarem em contato com a nossa pele.  A produção de algodão orgânico ainda é cara, mas tem baixo impacto ambiental e é mais saudável para agricultor e consumidor.